Fechar menu

Beleza | 23 Agosto 2017

Esfoliação corporal

Esfoliação facial


Antes do how-to, a parte informativa. A esfoliação é um tratamento essencial na sua rotina de beleza que, inclusivamente, num mundo perfeito, devia ser feito diariamente. Contudo, e dadas as agressões a que submetemos a pele diariamente, com o uso de vários produtos de natureza diferente, aconselhamos a que o faça entre uma a três vezes por semana. Isto porque vai ajudar à renovação da pele através da eliminação das células mortas e impurezas que contribuem para a secura, desidratação e envelhecimento da membrana que forma a superfície externa do seu corpo.

Por sua vez, a esfoliação corporal garante-lhe ainda outros benefícios. Se por um lado ajuda a combater a celulite e gorduras localizadas, por outro garante-lhe maior suavidade em zonas específicas e mais ásperas do seu corpo, como é o caso dos cotovelos, joelhos e pés.

Sugerimos sempre que marque uma sessão com um profissional especializado. Deste modo e em conjunto, perceberão quais as necessidades específicas da sua derme. Uma pele com acne é diferente de uma pele seca e, obviamente, ambas têm necessidades específicas que só alguém credenciado lhe saberá explicar.

Depois de fazer o acompanhamento com o profissional, existem algumas regras a ter em conta, que poderá seguir em casa enquanto não regressar à próxima sessão em salão.


#1 - A cabeça

Esfoliação capilar

A epiderme demora entre 30 a 45 dias para se renovar inteiramente com as células a descamar diariamente dia, sob a forma de uma fina poeira invisível.  Para quem tem caspa, este processo pode ser muito mais visível e, quando esta descamação no couro cabeludo é provocada pelo cansaço, stress ou outro desequilíbrio que altere a produção normal de células…pior!


. Quais os produtos? Existem tratamentos, como Ritual Esfoliante - Anti-Caspa da Kérastase - ideais para a limpeza do couro cabeludo e que oferecem uma solução adaptada a cabelos secos ou oleosos. Nestes casos, o couro cabeludo fica renovado, sem caspa ou películas. Entretanto, e em casa, existe opções a ter bem por perto!

. Sugestão - Pré-Shampoo esfoliante Chrolologiste Gommage Scalp and Hair

CHRONOLOGISTE GOMMAGE SCALP AND HAIR


. Como usar? Antes do shampoo e lavagem normal, aplique este produto no couro cabeludo molhado. Massaje durante 5 minutos e use um pouco de água para levar o produto até ao restante cabelo. Enxague e lave o cabelo normalmente.


#2 - No rosto

esfoliação rosto

Depois da nossa breve explicação inicial, deverá ter percebido que se não proceder à esfoliação, a pele vai permitir que os poros entupam e pode começar a dizer "olá” às manchas e às incómodas borbulhas e pontos negros. Certo? 

. Quais os produtos? Opte por produtos de limpeza (em gel ou sabonete) que contêm pequenas partículas que se assemelham a grãos. Algo tão suave que mal vai sentir a passar na pele. Sabe aqueles esfoliantes que têm tanta "areia” que mais parece que está a lavar o rosto com um esfregão de arame? Deite fora. Não queira saber o mal que lhe vão fazer. Deverão ser antibacterianos e anti-inflamatórios.

. Sugestão - Grain de Jeunesse ou o Créme de Gommage Délicate (para peles em crise), ambos da Matis. 


grain de jeunessecreme de gommage

. Como usar: Aplicar 1 a 2 vezes/semana. Aplicar sobre o rosto e o pescoço. Efectuar movimentos circulares com os dedos e deixar agir durante alguns minutos. Retirar com água.


#3 - O corpo

esfoliação corporal

Existem muitas razões para estabelecer um plano de ataque à pele do seu corpo. Uma delas chama-se queratose pilar e consiste numas pequenas borbulhas brancas ou vermelhas que surgem em locais como braços, nádegas, ancas e por vezes nas bochechas. Apesar de não ser uma condição grave, é desagradável e pode ser evitada se evitar a exposição solar direta sem proteção, mantiver a pele hidratada e, obviamente, proceder à esfoliação da mesma. Pele seca nas pernas? Pelos encravados? Muito bem. São só outros "males” a prevenir com uma esfoliação correta e frequente. 

. Quais os produtos?  Deverão ser mais fortes do que os usados no rosto. A pele é diferente e necessita de um cuidado específico, logo os produtos terão de ser diferentes.

. Sugestão: Silky Body Scrub, da Matis.


silky body scrub

. Como usar: Aplique uma ou duas vezes na pele molhada. Massagem bem mas de forma suave para remover as impurezas da pele e retire todo o produto com água corrente.

#4 - Os pés


esfoliação pés

Achava que nos íamos esquecer da parte mais importante do seu corpo? Sim, os pés! Os heróis que suportam o seu corpo todo o dia

Para que fiquem bem tratados, aconselhamos que use o esfoliante corporal APENAS na planta do pé. Deverá fazê-lo uma vez por semana durante ou após o banho. Deste modo, vai evitar a secura extrema e aspecto áspero dos seus pés.

Depois de um corpo bem tratado, que é como quem diz, bem "esfoliado”, deverá passar à hidratação, entre outros cuidados. Mime a sua pele, afinal, é o maior e um dos mais importantes órgãos do seu corpo!



Post anterior

Ombré, sombré e balayage

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo