Fechar menu

Conselhos & Dicas | 22 Setembro 2017

7 pecados após os 40


Confesse… Já percebeu que está na altura de mudar o tom do seu cabelo… seja pelos fios brancos que vão aparecendo ou, simplesmente, porque a cor que tem já não funciona. Na verdade, não é assim tão raro usarmos um tom que acaba por nos dar um toque mais pesado, dando a ilusão de envelhecimento, principalmente quando entramos nos "entas”…

O primeiro passo é saber qual o tom que fica bem com o seu tom de pele. Depois de ter a lição estudada, deve passar à prática sabendo o que poderá, ou não, adaptar-se à sua realidade. Mas sem medos. Afinal, os 40 são os novos 20!

Eis algumas dicas que não pode esquecer na altura de escolher o seu próximo tom!


 1. Demasiado escuro


Optar por tons muito escuros pode criar uma ilusão que, possivelmente, não quer: notar-se-ão mais as linhas finas e rugas no rosto. Como tal, se a sua pele já tem propensão para estes traços, é preferível não entrar pelos caminhos do preto, castanho muito escuro, entre outros tons carregados.

Outro ponto a ter em conta diz respeito a quem já começa a ter cabelo grisalho. Quanto mais cabelos brancos maior o contraste nos crescimentos para quem opta por tons muito escuros.

Ainda assim, se é fã destes tons, deverá optar pelas variações mais quentes, um ou dois tons abaixo, para criar reflexos suaves, contrastantes com a sua pele, e diminuir o contraste severo que as cores escuras criam. Outra opção é optar por tons escuros combinados com highlights suaves, de tons próximos, para criar menos dureza no look final.


2. Demasiado cinza


O cinza é, de facto, o novo loiro mas não é um tom que se aplique a qualquer pessoa, idade ou tom de pele. Por isso, seja qual for a variação de cor dentro dos pastéis e com tonalidade cinza que mais lhe agrade, dos mais claros ao castanho, deverá ter especial atenção ao tom da sua pele. Se for mais pálida, deixe de lado esta opção porque tirará a vida e jovialidade do seu rosto. 

Opte sempre por tons quentes, desse modo conseguirá dar mais cor à sua face.


3. Demasiado trendy


Deixe o dip-dye para as novas gerações. Pontas bem mais claras do que o restante cabelo pode dar a sensação de que o seu rosto é mais largo do que na realidade é, envelhecendo-a. Opte sempre por highlights discretas e estrategicamente colocadas nas madeixas, de modo a "emoldurar” da melhor forma o seu rosto. Por exemplo, se tiver uma testa estreita, poderá querer destacar mais o cabelo no topo da cabeça, para equilibrar as proporções do rosto. Por outro lado, se o seu rosto tiver a zona das bochechas e queixo mais larga, então o truque será escurecer o cabelo em torno do rosto.


4. Demasiado claro


Tal como acontece com os tons muito escuros, também os tons demasiado claros acabam por envelhecer o rosto. Por vezes, chegam até a confundir-se com cinzas, o que também poderá não ser a melhor aposta.  É importante manter o equilíbrio entre o contraste da pele e o do cabelo para que nenhum se destaque mais do que o outro. Ou seja, é necessário jogar sempre com as suas características físicas na hora de escolher o tom para o seu cabelo.


5. Demasiadas highlights


Se o seu cabelo tem "luz” a mais, provavelmente vai perder o ar saudável e, ironicamente, parecer que não tem, brilho. Outro detalhe associado a excesso de highlights é o facto de dar uma aparência mais seca e áspera ao fios. Recordamos a importância de o profissional que lhe faz a coloração saber precisamente o ponto do seu cabelo que deve ser iluminado sem cair em exageros. 

Quanto ao tom, após os 40, acreditamos que o melhor é ficar-se pelos dourados certificando-se que estes tons são colocados em torno do rosto de modo a dar a ilusão de uma pele mais jovial.


6. Demasiado avermelhado


Não! Pintar o cabelo de uma tonalidade só e, ainda por cima, optar pelos vermelhos, é para esquecer. Está fora de moda, e deixa de fazer sentido a partir de uma determinada idade já que a sua pele começa a perder pigmentação depois dos 40. Isto vai fazer com que o contraste entre o rosto e o cabelo fique…. too much! - Sabe aquelas pequenas manchas que aparecem na pele? Vão notar-se ainda mais!


7. Demasiado ousado


Por vezes queremos tanto aproximar-nos de looks mais jovens que acabamos por fazer escolhas menos boas. A partir de determinada altura arriscar cores ousadas é isso mesmo: um risco. O look final vai ficar tudo menos natural e vai perder a sofisticação que, possivelmente, desejou de início. Fale com o profissional que habitualmente trata do seu cabelo e explique o que gostava de fazer. Tentem uma abordagem suave. Por exemplo, um rosa puro pode não lhe ficar bem mas, quem sabe, não funcionará um loiro com um toque suave desse tom?


Sete dicas depois, não se assuste e arrisque num novo look!  A idade é só um número! 


Post anterior

Must-have de Outono

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo