Fechar menu

Conselhos & Dicas | 15 Novembro 2017

Adeus pele seca

pele seca inverno

Já reparou que com a descida da temperatura e subida da humidade, a sua pele tende a ficar mais seca, os lábios começam a escamar, chegando mesmo a abrir feridas? Acaba, inclusivamente, por ser um desafio manter a pele hidratada durante toda a estação.

Muitas vezes, seja por falta de tempo, preguiça ou desconhecimento, acabamos por não fazer caso do estado real da nossa pele mas, a verdade, é que a secura pode trazer complicações mais sérias, chegando a causar comichão e, em casos extremos, como as frieiras, inflamações bacterianas.


#O que causa a pele seca?

frio de inverno

Para entender o porquê da pele seca é necessário entender o efeito que as diferenças térmicas têm no corpo humano que, convenhamos, é uma autêntica "máquina” a libertar energia constantemente. Qualquer factor que interfira na perda ou ganho de calor do corpo, seja o frio, o calor, a humidade ou até o próprio vento, influencia a sua sensibilidade térmica. 

A pele seca acontece quando se regista um défice na absorção de água na camada superficial da pele, a epiderme. Em ambientes húmidos e quentes, como no verão, a pele acaba por transpirar mais, ficando mais húmida e lubrificada devido ao suor. No inverno, acontece o oposto. O ar seco exterior "rouba” água da nossa pele, deixando-a mais seca.

Se calhar está a pensar que no verão também tem a pele seca. Sim. É verdade. Mas aí os motivos são outros: a exposição aos raios solares e os banhos constantes de água salgada e a pouca ingestão de líquidos são só alguns dos motivos que levam à desidratação da sua pele.

Existem ainda outros motivos que podem potenciar a secura da sua pele, como por exemplo a água excessivamente quente dos banhos, o uso de um sabonete com ph inadequado ou até algumas doenças cutâneas como a psoríase ou a dermatite atópica.


#Como se pode tratar?

O primeiro passo é identificar a causa. O frio do inverno, só por si, é um dos motivos que pode levar à secura da sua pele mas, se o caso for extremo, deverá falar com o seu dermatologista para o despiste de outras patologias.

#Não existe doença associada

banho quente

Nesse caso, comece por eliminar alguns inimigos da sua vida! 

  1. Abandone os banhos prolongados com água quente. Se quer hidratar a sua pele, pode pensar que o melhor que tem a fazer é devolver-lhe a água perdida. Desista dessa ideia porque pode muito bem agravar ainda mais a situação. Banho a mais (sim, leu bem) pode deixar a pele ainda mais sensível e vulnerável. Mantenha os banhos curtos, no máximo 10 minutos, e use água o mais tépida possível.
  2. Use o mínimo de sabonete possível. Certifique-se que o que está a usar é adequado à sua pele, sem fragrâncias. Quanto mais "elaborado” o produto, mais químicos tem. Keep it simple!
  3. Marque uma sessão de esfoliação com um profissional. Eliminar as células mortas é um must do!
  4. A hidratação diária, de manhã e à noite, é obrigatória e a sua arma mais poderosa para fazer frente à escamação da pele. 
  5. Beba água, muita água! 

#Qual é o melhor hidratante?

hidratante secura

Existem vários no mercado que a podem ajudar e dividem-se, sobretudo, em quatro tipos: cremes gordos, óleos de banho, cremes de corpo e loções. Quanto menos oleoso o creme, menos hidratação garantida. Em causa está a proporção de álcool presente nos produtos. Mais álcool, menos gordura, menor hidratação.

Post anterior

Estilo de palmo e meio

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo