Fechar menu

Conselhos & Dicas | 13 Novembro 2018

Já diagnosticou o seu cabelo?


Quantas vezes acreditamos que conhecemos as necessidades do nosso cabelo e quando conversamos com o nosso hairstylist percebemos que estamos completamente erradas? 

As necessidades do nosso cabelo não são estanques, elas variam consoante a sazonalidade, o nosso ritmo biológico, os nossos estados emocionais, alimentação, clima… Um excelente exemplo são as mães. Quando uma mulher engravida o cabelo fica brilhante e bonito, passados uns meses do bebé nascer começa a cair e por vezes quando nasce, já não vem com as mesmas características. Mulheres que outrora tiveram cabelo liso ficam de repente com o cabelo ondulado.

A análise do cabelo é muito importante pois só assim o profissional consegue determinar o estado do cabelo e couro cabeludo e perceber as opções, com toda a segurança, que deve sugerir. Por exemplo, uma pessoa que tenha o cabelo muito danificado e sensibilizado, não é aconselhada a realização de trabalhos técnicos como o alisamento, sob pena de comprometer a integridade do cabelo.

Um estudo revelou que 90% dos cabeleireiros afirmam fazer diagnóstico capilar, mas apenas 7% das clientes afirmam ter tido este serviço. É muito importante que o diagnóstico capilar seja uma troca de impressões entre si e o seu hairstylist, para que fique segura das decisões que vai tomar (corte cabelo, coloração, nuances, alisamento, ondulação, tratamentos hair&care…)

Um diagnóstico capilar pode envolver:
  • Teste da porosidade (cabelos muito danificados absorvem mais água, por terem a cutícula aberta)
  • Teste de diâmetro - O cabelo fino é normalmente mais propenso a excesso de oleosidade ou sobrecarga; por oposição, o cabelo grosso pode demorar mais tempo a reagir a um tratamento.
  • Teste de elasticidade - A elasticidade do cabelo pode determinar o estado do córtex; um cabelo bem hidratado é elástico.
  • Teste de alergia 
Um diagnóstico permite:
  • Conhecer as características do cabelo - O cabelo pode ser suave, brilhante, áspero, quebradiço, seco, oleoso, ter películas, liso, ondulado, frisado, com volume, sem volume, entre outros.
  • Saber a fonte do problema;
  • Começar a tomar medidas para resolver o problema
  • Realizar serviços e utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos fios de cabelo;
 
Para um bom diagnóstico capilar é muito importante que confie no seu hairstylist e que lhe conte as suas rotinas capilares, os produtos que utiliza e os trabalhos técnicos que já realizou. Só dessa forma terá o resultado pretendido.

Para um aconselhamento personalizado e gratuito poderá deslocar-se a uma das lojas Lúcia Piloto.
  

Post anterior

RAZÕES PARA COMER CASTANHAS NESTE S. MARTINHO

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo