Fechar menu

Lifestyle | 06 Outubro 2017

Exercício físico Vs. Cabelo

exercicio vs saude capilar

Já sabemos que o exercício físico é óptimo. Que faz bem à mente e ao corpo, que faz maravilhas por nós. Pois. Mas e ao cabelo? Dessa parte poucos falam… até hoje! Se quer usar o cabelo como desculpa para não ir ao ginásio... não vale a pena! 

Existe solução para tudo e, por isso, vamos por pontos. - achava que lhe íamos dar todas as desculpas para não treinar, não era? Não vai acontecer!


#1 - Prepare o cabelo antes do exercício físico




Todos falam do uso de um shampoo seco depois do treino para evitar a demora no balneário. Mas sabia que também o pode usar antes de treinar? Passe o produto antes de enfrentar a passadeira ou a aula de spinning e vai notar que a transpiração não a vai afetar tanto como de costume. Se colocar um pouco texturizante vai perceber ainda que prender o cabelo sem ter de dar 10 voltas ao elástico é possível (e bem mais saudável).


#2 - Prender o cabelo

fita de exercício físico

É, talvez, o pior dos hábitos. E porquê? Porque vai amarrar o cabelo com mais força do que é suposto e vai criar a marca do elástico nos fios. A longo prazo, o cabelo vai partir nessa zona e será muito mais complicado penteá-lo diariamente. Outro problema, passa pela queda dos fios. 

Opte por usar uma fita de treino que, para além de impedirem o cabelo de cair para o rosto, ajudam a absorver a transpiração no couro cabeludo. 

Se ainda assim acha que prender o cabelo é a melhor opção, opte por fazer uma trança pouco apertada, por exemplo, ou, em alternativa, escolha elásticos invisiblebobble.


 invisiblebobble


#3 - Proteja os fios

protetor solar kerastase

Se a corrida na rua é a sua grande preferência, ou adora andar de bicicleta, é importante lembrar que o sol pode danificar os fios (e a pele, claro!). A exposição diária aos UVA e UVB vão danificar as cutículas capilares, deixando o cabelo seco, sem brilho e com as pontas espigadas.

Como se pode proteger? Proteja o couro cabeludo com um lenço, boné ou fita larga e use um spray com protector solar em todo o comprimento e crescimentos do cabelo.


#4 - Lavar o cabelo

Tente não lavar o cabelo após cada treino, principalmente se tem uma rotina de exercício bi-diária. A lavagem contínua pode levar à saturação dos óleos naturais e, como consequência, causar a escamação do couro cabeludo. Intercale lavagens: um dia com shampoo normal e no seguinte com um shampoo seco.


#5 - Leave-in

FRIZZ DISMISS CREME REBEL

A concentração de sal presente na transpiração pode levar à secura capilar. Para evitar que isso aconteça, faça uma hidratação dos fios após os treinos. Uma boa opção é um condicionador leave-in, ou seja, que não precisa de exaguamento após a aplicação.



A estas dicas juntamos ainda um outro conselho: marque uma hidratação capilar com um profissional. É importante que seja feito um diagnóstico aos fios com alguma frequência para garantir que a saúde do seu cabelo não está comprometida.

Enquanto isso, e para variar, experimente alguns penteados diferentes na hora de ir treinar, seja para as aulas de fitness, desportos de combate ou para a dança.

Post anterior

Get the Look: Braided Buns

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo