A jornalista e
editora de beleza Nana Agyemang sempre foi céptica em relação aos tutoriais de
beleza que via no Youtube. Tratamentos capilares à base de pimenta caiena,
lavar o cabelo com bicarbonato de sódio ou máscaras capilares feitas com batata
nunca a encorajaram a experimentar estes "truques”.
Contudo quando viu um artigo sobre os benefícios do arroz para os cabelos naturais a sua curiosidade ficou aguçada. Sim, o mesmo arroz que usa nos cozinhados pode ser usado no seu cabelo. O truque reside na forma liquida da água do arroz que é absorvida mais rapidamente pelo cabelo e couro cabeludo.
De acordo com um estudo de 2010 do International Journal of Cosmetic Science, as mulheres japonesas do período Heaian (de 794 a 1185 dc) lavavam e penteavam os seus longos cabelos com água do arroz. Ainda que não existam evidências cientificas, acredita-se que a água do arroz previna o envelhecimento prematuro e seria uma das explicações para o facto das mulheres conseguirem ter um cabelo tão longo e saudável. A água com amido é óptima para selar a cutícula, criando uma superfície lisa e conferindo uma aparência saudável e brilhante.
Na água fermentada do arroz, existem algumas das vitaminas mais importantes para a saúde do seu cabelo como o selénio, magnésio, ácido fólico, vitaminas B1 a B6, e vitamina K.
Por cada copo de arroz deve-se juntar 1 copo de água. Dependendo do comprimento do seu cabelo pode acrescentar mais. A água deverá fermentar no mínimo 12 horas.
Convencida a experimentar?