Fechar menu

Beleza | 19 Julho 2017

O que dizem as unhas sobre a sua saúde?

unhas saudáveis


Olhe bem para as suas unhas. Possivelmente irá reparar que existem algumas variações subtis, quer na textura quer na cor - uma mais clara, outra mais amarelada. Talvez repare em algumas saliências, como se a superfície da unha tivesse uns pequenos "traços”.

Estas imperfeições podem parecer-lhe insignificantes mas a verdade é que são mais importantes do que possa pensar. Alguns detalhes podem até estar a dar-lhe indícios de outros problemas de saúde.


Sinais a ter em conta:

  1. Unhas que se separam do leito ungueal, ficando ou não levantadas, podem estar relacionadas com problemas da tiroide.
  2. Linhas de sangue finas e vermelhas, que ocorrem sob as unhas, ou deformidades que deixam as pontas dos dedos e as unhas demasiado arredondadas, são frequentemente associadas a problemas cardíacos, assim como as unhas em forma de "colher”, pálidas ou azuladas. Esta última, pode ainda estar relacionada com a concentração de oxigénio no sangue.  
  3. Unhas ruídas são frequentemente relacionadas a problemas de ansieadade
  4. Quem  pintar as unhas, já reparou certamente que ao remover a cor surge uma tonalidade meio amarelada. Contudo, se as unhas permanecem amarelas por muitos dias, esta pigmentação poderá ter uma origem mais séria: diabetes.
  5. A osteoporose, psoríase, lúpus e artrite reumatóide podem levar ao inchaço, ondulação ou diferenças de tonalidade das unhas. Fique atenta.
  6. Uma tonalidade branca, pode refletir algumas deficiências nutricionais, como défice de ferro.
  7. Pele dorida, com vermelhidão e prurido em redor das unhas ditam, frequentemente, a presença de fungos.


Ainda assim, não queremos dar-lhe motivos de alarme. Procure um especialista e, entretanto, tenha alguns cuidados para umas unhas saudáveis:

unhas


#1 - Mantenha-as limpas e secas

#2 - Evite roer as unhas e cutículas

#3 - Aplique creme hidratante, ou um sérum revitalizante e reparador, nas unhas e cuticulas todos os dias. Cremes com ureia, ácido láctico e fosfolípidos vão prevenir que quebrem ou rachem.

#4 - Não arranque cuticulas nem limpe muito fundo por baixo das unhas. Pode arranjar uma infecção bastante séria se o fizer.

#5 - Não tente desencravar uma unha em casa. Procure um especialista assim que sentir a mais pequena dor. O indicado é que seja uma pedicure a tratar das suas unhas já que, quando mal cortadas, podem levar a infeções durante o crescimento,

#6 - Evite usar produtos com acetona para remover verniz

#7 - Desinfete os seus produtos de manutenção, como alicate e tesoura. Aposte em limas de boa qualidade e, se possível, descartáveis.

#8 - Caso faça colocação de unhas de gel, certifique-se que a coloração da sua unha se mantém intacta. Se notar diferenças, pare de o fazer durante algum tempo e aconselhe-se com a sua manicure.



Sempre que sinta alguma alteração, procure a opinião de um especialista. Lembre-se que uma simples pele pode comprometer a saúde das suas unhas e potenciar infeções. Como tal, confie a beleza das suas mãos e pés a um profissional qualificado e certificado. Deste modo, evitará surpresas menos…agradáveis!

Post anterior

11 argumentos que a vão convencer a aderir à tendência de #Colorfulhair

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo