Fechar menu

Conselhos & Dicas | 01 Julho 2017

Celulite: As verdades e mentiras sobre a inimiga do verão

Tirou o biquini da gaveta e reparou que existem uns detalhes nas suas coxas e glúteos que, pelo que se lembra, não estavam presentes no verão passado? Não desespere, a celulite é a companhia indesejada de 90% das mulheres. Mas nem tudo o que se diz é verdade.

Sabemos que é uma questão que acaba por provocar algum desconforto dada a parte inestética. Ainda assim, muito se diz acerca da celulite que, na verdade, está longe de ser realidade.

Por isso, antes de largar culpas na "pouca sorte” que lhe havia de calhar, de marcar cirurgias ou de gastar uma fortuna em produtos que, na verdade, não sabe se são adequados para o seu caso, leia a verdadeira história por trás da celulite.


#1- A celulite é um acumular de toxinas no seu corpo: MITO

Alguns produtos ditos apropriados para o tratamento da celulite podem proclamar a remoção de impurezas e toxinas do corpo. Contudo, não há ciência que dite e apoie a 100% o funcionamento destes mesmos produtos. Pelo contrário, a celulite ocorre quando os depósitos de gordura subjacentes começam a empurrar camadas de fibras de colágeno, ou tecido conjuntivo, sob a pele (muitas vezes nas nádegas e nas coxas, mas também nos braços, estômagos e outros pontos comuns). O tecido conjuntivo pode ser enfraquecido por questões hormonais, falta de exercício e tonificação ​​muscular, excesso de gordura e má circulação. Importante: a condição não é causada por "toxinas”.

#2 - As mulheres têm mais probabilidades ter celulite do que os homens: VERDADE

Chamem-lhe o que quiserem, mas a verdade é que as mulheres tendem a acumular mais gordura em torno das ancas e coxas. Têm também menos tecido conjuntivo de suporte o que também não ajuda. Ainda assim, estima-se que 10% dos homens sofram de celulite.


#3 - A celulite piora com a idade: VERDADE

Não é uma notícia muito boa mas, na realidade, não há uma maneira fácil de o dizer: à medida que as mulheres envelhecem, os seus corpos produzem menos estrogénio, uma hormona que ajuda a manter a circulação sanguínea constante e suave. Menos estrogénio equivale a uma circulação mais pobre, o que significa um decréscimo na produção de colagénio e na quebra dos tecidos conjuntivos.


#4 - A celulite está nos seus genes: VERDADE

Se a mãe tem, a avó também… é bem provável que acabe por ver o efeito da genética refletido na  sua pele. A lei da hereditariedade nem sempre é uma benção, pelo menos neste caso. Mas antes de começar a dizer mal à vida, lembre-se que a genética é apenas uma pequena parte do puzzle: a falta de exercício, uma dieta desequilibrada e uma variação de peso (ou várias) também têm um grande peso nesta equação.

#5. A celulite só aparece a quem tem excesso de peso: MITO

Possivelmente o maior de todos. O peso, só por si, não está relacionado com a celulite. Ter excesso de peso, efetivamente, faz com que a aparência da celulite seja mais perceptível. Ainda assim, aparece a mulheres de todos os pesos, idades e "formas”.


#6 - Exercício físico é um bom aliado na luta contra a celulite: VERDADE

A prática regular de exercício físico podem ajudar na prevenção ou redução da celulite. Esta ocorre quando as fibras conectivas debaixo da pele se tornam mais fracas ou perdem elasticidade mas, ao fortalecer essas áreas, para além de queimar o excesso de gordura, pode ajudar. Prefira treinos de força que reforcem os músculos e estimulem a circulação. Por sua vez, o cardio pode ficar de parte, já que podem ajudar a manter o peso mas não fazem a inimiga desaparecer. Um estudo norte-americano revelou que adultos que faziam três exercícios aeróbios de 30 minutos por semana durante oito semanas perderam quatro quilos, mas não obtiveram músculo - e apenas melhoraram ligeiramente a composição corporal. Quando eles juntaram 15 minutos de atividade aeróbica com 15 minutos de treino de força três vezes por semana, perderam 10 quilos de gordura, adicionando dois quilos de músculo e notaram uma melhoria geral na composição corporal.


#7 - Tratamentos não invasivos funcionam: VERDADE

As técnicas de laser, radiofrequência e massagem são usadas há vários anos para reduzir o aspeto visível da celulite e, a verdade, é que mesmo sendo necessária uma manutenção, os resultados são visíveis e eficazes. Funcionam até melhor do que cremes que prometem milagres (que, desculpem, não vão existir). Existem vários tratamentos adequados, que poderá experimentar vendo qual o que se adequa melhor à sua situação.

#8 - Alguns alimentos ajudam a combater a celulite: VERDADE

Não é a sua dieta que vai determinar se a celulite algum dia vai aparecer ou não. Por outro lado, também não será com a alimentação que a vai deixar de ter. Ainda assim, se tiver atenção ao que come, as coisas poderão ser bem mais simples, já que reduz os processos inflamatórios no seu corpo. Mantenha-se hidratada, coma alimentos com alto teor de água, beba muitos líquidos (sem açúcar ou aditivos corantes).

#9 - Fumar tem impacto no aparecimento de celulite: VERDADE

Escusamos de falar sobre os malefícios do tabaco, certo? Vamos apenas juntar-lhe mais um. Os cigarros prejudicam a circulação sanguínea, impedem a formação correta de colagénio, danificando o tecido conjuntivo e fazendo saltar à vista a gordura subjacente.

Além disso, fumar pode prejudicar de muitas outras maneiras: provoca rugas prematuras e envelhecimento, deixa a pele seca e sem vida e pode contribuir para estrias.


#10 - Não há cura definitiva para a celulite: VERDADE

Mas não desespere. Acreditamos que, um dia, aparecerá uma técnica, qual super herói, para nos salvar a todas! 
Enquanto esse momento não chega, reduza o impacto da celulite com os produtos adequados ao problema. Por exemplo, ao aplicar Sculp Silhouette da MATIS nas zonas com maior celulite - de manhã e à noite - irá conseguir estimular a microcirculação e drenagem dos tecidos para um silhueta mais tonificada e firme. 


Post anterior

No Hair Makeup? Impossible.

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo