Fechar menu

Conselhos & Dicas | 14 Julho 2017

Há quanto tempo não limpa a sua escova?

Como limpar a sua escova de cabelo

Pode parecer-lhe estranho este artigo. Mas se parar e pensar, consegue responder quando foi a última vez que limpou a sua escova de cabelo? Qualquer uma delas! A de enrolar, a de pentear…ou até o pente de desembaraçar?

Não se assuste, é mais provável que não se recorde. Afinal, a higienização necessária a este tipo de artigos acaba por passar ao lado da maioria das pessoas, em casa. 

É por termos outra experiência em salão que acreditamos na importância deste artigo: é essencial limpar bem todos os pentes e escovas que tem em casa. Os outros acessórios também, mas já lá chegaremos.

Se pensar nos produtos de styling que usa, nas vezes que escova o cabelo (mesmo que os tire dos fios do pente ou da escova em seguida), possivelmente vai começar a perceber onde queremos chegar. Ao final de algum tempo, os resíduos acumulados são muitos, assim como o risco de aparecimento bacteriano. Deste modo, se não houver limpeza, não só está a prejudicar as capacidades funcionais dos artigos como está a devolver ao seu cabelo, matéria morta e resíduos que se devem manter longe de um cabelo que se quer limpo e saudável.

#1 - Quantas vezes deve limpar a escova


A primeira questão é fácil de responder: os cabelos que ficam nos fios da escova devem ser retirados logo após a escovagem. A higienização completa, deverá ser de duas em duas semanas. Se tiver o cabelo longo ou usar produtos de styling, a resposta é outra: limpe-a todas as semanas.


#2 - Que tipo de escova tem?



Plástico?
Escovas de Plástico

Tanto as escovas de plástico como as de cerâmica são feitas de materiais que suportam banhos frequentes, já que secam rapidamente. No caso destes artigos, deverá retirar todos os cabelos presos e, em seguida, mergulhá-los num recipiente com água quente e uma pequena quantidade de shampoo neutro. Se tiver acesso a um spray desinfetante, também o deverá usar. Limpe bem os espaços, recorrendo se necessário a uma pequena escova de limpeza, e certifique-se que percorre todos os espaços. Depois é enxaguar tudo muito bem e deixar secar ao ar livre.


Almofadadas?


Escovas quadradas

No caso das escovas quadradas ou redondas mas almofadadas, o caso é diferente. Isto porque podem acumular água debaixo da almofada que suporta a zona de escovagem: algo que devemos evitar para evitar a criação de bolor ou odores estranhos. Nestes casos, o que se sugere é a remoção dos cabelos presos e a lavagem em água corrente com recurso a spray desinfetante e uma pequena escova de limpeza. Evite mergulhar estes artigos em água. Cuidado com os acessórios com "dentes” metálicos. O excesso de água pode levar à oxidação, ou seja, ferrugem na sua escova de cabelo.



De madeira?

Escovas de Madeira

Apesar de a maioria das escovas de madeira terem tratamento específico para suportarem o contacto com a água, não aconselhamos que o faça de forma exaustiva. Opte por lavar este tipo de material em água corrente, para não danificar o produto. Certifique-se que tira todos os restos de shampoo na hora do enxaguamento e deixe o artigo a secar ao ar livre, mudando-o de posição para não se verificarem situações de depósito de água no cabo, na cabeça da escova ou até na almofada do acessório.


#3 - E os restantes acessórios?


Nada tema, eis os lembretes que tem de ter em conta!




Placa térmica:


Placa Térmica


1º - Ligue o equipamento à tomada e deixe o equipamento ficar morno.

2º - Desligue-o e passe com um pano húmido, embebido num pouco de detergente nas chapas cerâmicas. Faça mais ou menos pressão consoante o nível de sujidade presente. 

3º - Passe com um cotonete humedecido no mesmo detergente por todas as ranhuras e botões do equipamento.

4º - Passe com um pano humedecido em água para tirar vestígios de detergente e deixe secar.


Secador:


Secador



1º - Use um pano que não seja fibroso, ou seja, que não deixará linhas soltas em parte alguma do equipamento.

2º- Com o secador desligado, passe com o pano humedecido em água por toda a superfície do mesmo, incluindo a parte da frente, na abertura de calor.

3º - Caso o secador tenha um filtro, colocado na parte atrás, desenrosque a tampa e retire-o. Passe-o por água e detergente neutro não corrosivo e, em seguida, proceda a um bom enxaguamento. Deixe o filtro secar ao ar livre.

4º - No caso de não ter um filtro amovível, sugerimos que, passe com uma escova de limpeza na parte detrás do secador de modo a desobstruir o equipamento de qualquer impureza ali presente.


Preparada para a limpeza?


Post anterior

11 argumentos que a vão convencer a aderir à tendência de #Colorfulhair

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo