
Sabia que existem hairstylists que defendem que a frequência com que devemos lavar o nosso cabelo varia consoante o seu tom?
Cada tom de cabelo atinge o seu expoente máximo de brilho, após diferente número de lavagens. Este fenómeno está relacionado com o grau de porosidade do cabelo.
A cutícula, superfície protectora do cabelo, é formada por uma única camada de células que se recobrem parcialmente como escamas de peixe. A sua função é garantir a coesão do cabelo ao preservar as fibras de queratina do córtex.
Um cabelo poroso apresenta fendas na cutícula, pelo que o cabelo revela-se fragilizado, ressequido, embaraçado e sem brilho.
Os cabelos louros, no geral, são mais porosos que os cabelos mais escuros, pelo que têm tendência a encrespar e ressequir mais do que os tons castanhos.
Pode parecer uma trivialidade, mas se colocar a questão desta forma até faz sentido. Imagine que tem um evento muito importante onde quer brilhar, deve lavar o cabelo nesse dia ou no dia anterior?
Nos cabelos claros deverá lavar no próprio dia, pois é quando o brilho atinge o seu expoente máximo. Para os tons mais escuros, recomendamos que lave 2 dias antes.
Como saber o grau de porosidade do seu cabelo, para saber o dia em que o deve lavar?
Faça o teste da porosidade em sua casa
Coloque um cabelo, lavado e inteiro (com raiz), num copo com água à temperatura ambiente e observe por 2 ou 3 minutos. Se o cabelo afunda muito rápido, isso significa que ele é muito poroso e deve lavá-lo no dia em que quiser brilhar. Se demorar mais ou ficar a flutuar na água do copo, a sua porosidade é média, o que significa tem alguma margem. Por fim, se flutuar, é porque é pouco poroso, portanto atingirá seu brilho máximo dois dias após a lavagem.
Tenha um aconselhamento personalizado e gratuito numa das nossas lojas.