Fechar menu

Lifestyle | 05 Julho 2018

Emagrecer sem desporto


Excelente novidade para quem não gosta de ginásios, mas quer emagrecer! Diz o ditado popular "tudo na vida dá trabalho” e,’ se, para alguns’ este podia ser o seu lema de vida enquanto fazem uma aula de spinning de 1 hora, para outros é um atentado.

Benefícios, já sobejamente conhecidos, do desporto à parte, a verdade é que os últimos estudos indicam que, no que toca à perda de peso ou sua manutenção, a alimentação revela-se crucial.

Deixamos algumas dicas para quem não pretende colocar os pés num ginásio tão cedo:

1. Esqueça as calorias e tenha em atenção as proporções no prato
O objectivo é privilegiar alimentos não processados na sua dieta e seguir o chamado "The Healthy Eating Plate", regra segundo a qual cada refeição deve ser composta por dois quartos de legumes e frutas, um quarto de proteínas e outro quarto de hidratos de carbono integrais e de qualidade.


2. Pequeno-almoço reforçado
Quem não adora os pequenos-almoços de hotel? Se pensarmos na ideia de que um pequeno-almoço reforçado ajuda a emagrecer, esta é sem dúvida a melhor dica! "O metabolismo muda ao longo do dia, uma fatia de pão consumida durante o pequeno-almoço tem menos efeito sobre a glicose e engorda menos que uma fatia de pão idêntica que é consumido à noite", explica a Dra. Daniela Jakubowicz, responsável pela pesquisa na Universidade de Tel Aviv e publicada no Science Daily.
Faça três refeições por dia, seguindo a máxima "tome um pequeno-almoço como um rei, coma como um príncipe ao almoço e jante como um mendigo". 

3. Experimente o "comer consciente"
Por vezes temos a tentação de nos refugiarmos na comida, dependendo do nosso estado de espírito. Aplique conhecimentos de mindfulness à sua alimentação e aprenda a distinguir a fome física da fome emocional.

4. Substitua certos alimentos por uma versão mais saudável
Os cinco venenos brancos: sal refinado, leite pasteurizado, farinha branca, arroz e açúcar são alimentos que, segundo muitos especialistas, devemos banir da nossa alimentação diária. Existem várias opções para os substituir que se revelam muito mais saudáveis, como o uso de especiarias, sumos, bebidas vegetais e preferir alimentos integrais aos processados. 

5. Caminhar
Sabia que caminhar 20 minutos/dia ajuda a emagrecer mais de 25%? Um estudo publicado no Journal of Nutrition acrescentou esse benefício à conhecida recomendação da Organização Mundial da Saúde de praticar duas horas e meia de exercícios moderados por semana. 


Pronta para a acção?

Post anterior

Color Me French

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo